sábado, janeiro 20, 2007

Entalado num bosque anexo a um povoado disperso ao longo de antiga Estrada Real esconde-se uma igreja de traçado único em Portugal, a Igreja de Santo Isidro de Pegões. A mancha habitacional da qual faz parte trata-se de um antigo colonato agrícola implantado pelo Estado Novo nos anos 30, a povoação chama-se Pegões Velhos, pertence à Freguesia de Santo Isidro, no Concelho do Montijo.

.

A igreja foi inaugurada em 1937, projecto do Arquitecto Eugénio Correia (1897-1985), que fez outras intervenções, não menos importantes, noutros locais a merecer aqui o apontamento, por exemplo, a Aldeia de Histórica de Piódão, no Concelho de Arganil, imóvel de interesse público à quase de 30 anos, que contou com a colaboração de Eugénio Correia, e o museu o Museu de José Malhoa, construído em 1940, ampliado em 1950 e 1957, sendo do primeiro museu construído de raiz em Portugal, neste projecto também colaborou o Arquitecto Paulino Montês (1897-1962), curioso verificar que nasceram no mesmo ano.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

que raio de igreja essa lol

10:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente.

Muito embora do lado frontal se possa constatar o respeito pela tipologia ou imagem arquitectónica que nos habituámos a ver em equipamentos deste género da época, verificamos contudo a originalidade formal e nos materiais aplicados quando o nosso olhar percorre a igreja, como objecto único e perfeitamente integrado no local, explorando o efeito de uma leitura cénica dos percursos.

Parabéns.
Um abraço.

5:36 da tarde  
Blogger Winny Da Pooh said...

Faço das palavras de gastão, minhas. Creio que não há mais nada a acrescentar. Para mim o urbanismo é fulcral! E eu que ando pela cidade...

Visita o meu. Sobre o quê? Sobre..

A gripe das aves aproxima-se por isso deixamos aqui as nossas reflexões da rodovia e não só. A ferrovia também terá algum destaque assim como esse assunto maior da sociedade portuguesa: a pápa cerelac deverá ser feita com água ou leite. Para nós é com tintol portanto o site é recomendado apenas para individuos preferencialmente estúpidos que não excedam os 21 anos. Aquele abraço.

http://cronicasdetaxistas.blogspot.com

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O meu pai, acompanhou a execução das obras, ao serviço da Junta de Colonização Interna, no final dos anos 40, princípio dos anos 50.
Vivi na casa parabólica (era assim designada) até 1955.

12:32 da manhã  
Blogger Alarvidades quanto baste said...

Sr. "anonimo", obrigado pelo seu comentário, agradeço a todos, mas em especial a sí, sinto-me honrado por isso.

1:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parece-me ser bastante conhecedor daquilo que eu conheço por colonia agricola de pegoes.verdade?

11:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O meu pai, acompanhou a execução das obras, ao serviço da Junta de Colonização Interna, no final dos anos 40, princípio dos anos 50.
Vivi na casa parabólica (era assim designada) até 1955.

parece-me ser bastante conhecedor daquilo que eu conheço por colonia agricola de pegoes.verdade?

Não se encontra muita documentação sobre esta Colónia, consequência do abandono dos habitantes. Onde se poderá obter mais informação?

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home