sábado, janeiro 20, 2007

Entalado num bosque anexo a um povoado disperso ao longo de antiga Estrada Real esconde-se uma igreja de traçado único em Portugal, a Igreja de Santo Isidro de Pegões. A mancha habitacional da qual faz parte trata-se de um antigo colonato agrícola implantado pelo Estado Novo nos anos 30, a povoação chama-se Pegões Velhos, pertence à Freguesia de Santo Isidro, no Concelho do Montijo.

.

A igreja foi inaugurada em 1937, projecto do Arquitecto Eugénio Correia (1897-1985), que fez outras intervenções, não menos importantes, noutros locais a merecer aqui o apontamento, por exemplo, a Aldeia de Histórica de Piódão, no Concelho de Arganil, imóvel de interesse público à quase de 30 anos, que contou com a colaboração de Eugénio Correia, e o museu o Museu de José Malhoa, construído em 1940, ampliado em 1950 e 1957, sendo do primeiro museu construído de raiz em Portugal, neste projecto também colaborou o Arquitecto Paulino Montês (1897-1962), curioso verificar que nasceram no mesmo ano.

Também está ligado a esta obra um grande vulto da arte e da cultura nacional, o Mestre Severo Portela Júnior (1898 – 1985), curiosamente morre no mesmo ano que Eugénio Correia, foi ele que executou o fresco na abóbada e no altar-mor da Igreja de Santo Isidro de Pegões. O Mestre cursou com distinção na Escola de Belas Artes em Lisboa, tem obras de sua autoria no Museu Nacional Soares dos Reis, no Museu Grão Vasco, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Museu da Cidade de Lisboa, no Museu do Caramulo, no Museu Rainha D. Leonor, na Biblioteca-Museu Severo Portela em Beja, mas é no Museu de José Malhoa (projecto de Eugénio Correia e de Paulino Montês) que se encontra o maior número das suas obras.
.

A Capela, nada é dissonante e desprezado, é um objecto "uno"

A igreja integra um conjunto de 3 edifícios, integrados no pinhal que os abraça, são a escola primária e o refeitório, todo o pinhal é o espaço de recreio, o refeitório apresenta algumas dissonâncias fruto de adaptações mais recentes, mas o edifício da escola, está praticamente original, de linhas arquitectónicas semelhantes à da igreja, também ela assentaem terras de arenosas como se dela tivesse nascido.
.
.
.
Se o perímetro dos edifícios fosse pavimentado, a sua personalidade, dignidade e relação com a envolvente perder-se-ia.
.

Vista pelo interior do recreio coberto.